Musica

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cá em casa vamos emprestar 200 euros a Grecia....

Se me oferecessem um depósito a prazo a três anos com uma taxa de juro médio anualizada de 5% líquidos e garantido até 100 mil euros contra o risco suberado de 15 dos 16 países da zona euro eu até lhes emprestava 200 euros. Pois é mais ou menos isso que cada família portugueses teoricamente vai fazer com a notícia de que Portugal irá contribuir com um montante de 774 milhões de euros (valor proporcional à nossa quota no capital do Banco Central Europeu, cerca de 2,5%) para emprestar à Grécia.

Se a Grécia accionar este instrumento lá vai o défice engordar mais um pouco, esperemos que não o suficiente para ficarmos gregos.
http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-ajuda-a-salvar-grecia-com-774-milhoes_86484.html

3 comentários:

  1. 200,00€?
    Hum ... ora deixa cá ver ... 77,00€ vez 4 ,ora isso dá , hum, 77 vez 4, ... é fazer as contas, diria António Guterres!

    Agora a sério: compreendo perfeitamente que a alguns possa causar perplexidade, mas não podemos querer estar na União Europeia apenas para as horas boas. É com exemplos assim que se pode reforçar a solidariedade europeia (bem sei que é um sonho, mas tenho a mania federalista) e se acautela o próprio futuro porquanto nunca sabemos se amanhã não somos nós a percorrer a mesma via sacra.

    ResponderEliminar
  2. Num futuro muito proximo estaremos nos a receber a ajuda da União Europeia, isto sem querer ser pessimista, apenas realista!

    ResponderEliminar